sábado, 11 de fevereiro de 2012

APOSTATAR

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”.

I Tm. 4:1

INDICATIVO

PRESENTE

Eu apostato

Tu apostatas

Ele (você) apostata

Nós apostatamos

Vós apostatais

Eles (vocês) apostatam

PRETÉRITO PERFEITO

Eu apostatei

Tu apostataste

Ele (você) apostatou

Nós apostatamos

Vós apostatastes

Eles (vocês) apostataram

PRETÉRITO IMPERFEITO

Eu apostatava

Tu apostatavas

Ele (você) apostatava

Nós apostatávamos

Vós apostatáveis

Eles (vocês) apostatavam

PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO

Eu apostatara

Tu apostataras

Ele (você) apostatara

Nós apostatáramos

Vós apostatáreis

Eles (vocês) apostataram

FUTURO DO PRESENTE

Eu apostatarei

Tu apostatarás

Ele (você) apostatará

Nós apostataremos

Vós apostatareis

Eles (vocês) apostatarão

FUTURO DO PRETÉRITO

Eu apostataria

Tu apostatarias

Ele (você) apostataria

Nós apostataríamos

Vós apostataríeis

Eles (vocês) apostatariam

SUBJUNTIVO

PRESENTE

Que eu apostate

Que tu apostates

Que ele (você) apostate

Que nós apostatemos

Que vós apostateis

Que eles (vocês) apostatem

PRETÉRITO IMPERFEITO

Se eu apostatasse

Se tu apostatasses

Se ele (você) apostatasse

Se nós apostatássemos

Se vós apostatásseis

Se eles (vocês) apostatassem

FUTURO

Quando eu apostatar

Quando tu apostatares

Quando ele (você) apostatar

Quando nós apostatarmos

Quando vós apostatardes

Quando eles (vocês) apostatarem

IMPERATIVO

AFIRMATIVO

-

Apostata tu

Apostate você

Apostatemos nós

Apostatai vós

Apostatem vocês

NEGATIVO

-

Não apostates tu

Não apostate você

Não apostatemos nós

Não apostateis vós

Não apostatem vocês

INFINITIVO IMPESSOAL

Apostatar eu

Apostatares tu

Apostatar ele (você)

Apostatarmos nós

Apostatardes vós

Apostatarem eles (vocês)

FORMAS NOMINAIS

INFINITIVO PESSOAL

Apostatar

GERÚNDIO

Apostatando

PARTICÍPIO

Apostatado

Nenhum comentário:

Postar um comentário