sábado, 11 de fevereiro de 2012

COBIÇAR

“Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”.

Êx. 20:17

INDICATIVO

PRESENTE

Eu cobiço

Tu cobiças

Ele (você) cobiça

Nós cobiçamos

Vós cobiçais

Eles (vocês) cobiçam

PRETÉRITO PERFEITO

Eu cobicei

Tu cobiçaste

Ele (você) cobiçou

Nós cobiçamos

Vós cobiçastes

Eles (vocês) cobiçaram

PRETÉRITO IMPERFEITO

Eu cobiçava

Tu cobiçava

Ele (você) cobiçava

Nós cobiçávamos

Vós cobiçáveis

Eles (vocês) cobiçavam

PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO

Eu cobiçara

Tu cobiçaras

Ele (você) cobiçara

Nós cobiçáramos

Vós cobiçáreis

Eles (vocês) cobiçaram

FUTURO DO PRESENTE

Eu cobiçarei

Tu cobiçarás

Ele (você) cobiçará

Nós cobiçaremos

Vós cobiçareis

Eles (vocês) cobiçarão

FUTURO DO PRETÉRITO

Eu cobiçaria

Tu cobiçarias

Ele (você) cobiçaria

Nós cobiçaríamos

Vós cobiçaríeis

Eles (vocês) cobiçariam

SUBJUNTIVO

PRESENTE

Que eu cobice

Que tu cobices

Que ele (você) cobice

Que nós cobicemos

Que vós cobiceis

Que eles (vocês) cobicem

PRETÉRITO IMPERFEITO

Se eu cobiçasse

Se tu cobiçasses

Se ele (você) cobiçasses

Se nós cobiçássemos

Se vós cobiçásseis

Se eles (vocês) cobiçassem

FUTURO

Quando eu cobiçar

Quando tu cobiçares

Quando ele (você) cobiçar

Quando nós cobiçarmos

Quando vós cobiçardes

Quando eles (vocês) cobiçarem

IMPERATIVO

AFIRMATIVO

-

Cobiça tu

Cobice você

Cobicemos nós

Cobiçai vós

Cobicem vocês

NEGATIVO

-

Não cobices tu

Não cobice você

Não cobicemos nós

Não cobiceis vós

Não cobicem vocês

INFINITIVO IMPESSOAL

Cobiçar eu

Cobiçares tu

Cobiçar ele (você)

Cobiçarmos nós

Cobiçardes vós

Cobiçarem eles (vocês)

FORMAS NOMINAIS

INFINITIVO PESSOAL

Cobiçar

GERÚNDIO

Cobiçando

PARTICÍPIO

Cobiçado

Nenhum comentário:

Postar um comentário