sábado, 11 de fevereiro de 2012

AMALDIÇOAR

“Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus”.

Tg. 3:8,9

INDICATIVO

PRESENTE

Eu amaldiçôo

Tu amaldiçoas

Ele (você) amaldiçoa

Nós amaldiçoamos

Vós amaldiçoais

Eles (vocês) amaldiçoam

PRETÉRITO PERFEITO

Eu amaldiçoei

Tu amaldiçoaste

Ele (você) amaldiçoou

Nós amaldiçoamos

Vós amaldiçoastes

Eles (vocês) amaldiçoaram

PRETÉRITO IMPERFEITO

Eu amaldiçoava

Tu amaldiçoavas

Ele (você) amaldiçoava

Nós amaldiçoávamos

Vós amaldiçoáveis

Eles (vocês) amaldiçoavam

PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO

Eu amaldiçoara

Tu amaldiçoaras

Ele (você) amaldiçoara

Nós amaldiçoáramos

Vós amaldiçoáreis

Eles (vocês) amaldiçoaram

FUTURO DO PRESENTE

Eu amaldiçoarei

Tu amaldiçoarás

Ele (você) amaldiçoará

Nós amaldiçoaremos

Vós amaldiçoareis

Eles (vocês) amaldiçoarão

FUTURO DO PRETÉRITO

Eu amaldiçoaria

Tu amaldiçoarias

Ele (você) amaldiçoaria

Nós amaldiçoaríamos

Vós amaldiçoaríeis

Eles (vocês) amaldiçoariam

SUBJUNTIVO

PRESENTE

Que eu amaldiçoe

Que tu amaldiçoes

Que ele (você) amaldiçoe

Que nós amaldiçoemos

Que vós amaldiçoeis

Que eles (vocês) amaldiçoem

PRETÉRITO IMPERFEITO

Se eu amaldiçoasse

Se tu amaldiçoasses

Se ele (você) amaldiçoasse

Se nós amaldiçoássemos

Se vós amaldiçoásseis

Se eles (vocês) amaldiçoassem

FUTURO

Quando eu amaldiçoar

Quando tu amaldiçoares

Quando ele (você) amaldiçoar

Quando nós amaldiçoarmos

Quando vós amaldiçoardes

Quando eles (vocês) amaldiçoarem

IMPERATIVO

AFIRMATIVO

-

Amaldiçoa tu

Amaldiçoe você

Amaldiçoemos nós

Amaldiçoai vós

Amaldiçoem vocês

NEGATIVO

-

Não amaldiçoes tu

Não amaldiçoe você

Não amaldiçoemos nós

Não amaldiçoeis vós

Não amaldiçoem vocês

INFINITIVO IMPESSOAL

Amaldiçoar eu

Amaldiçoares tu

Amaldiçoar ele (você)

Amaldiçoarmos nós

Amaldiçoardes vós

Amaldiçoarem eles (vocês)

FORMAS NOMINAIS

INFINITIVO PESSOAL

Amaldiçoar

GERÚNDIO

Amaldiçoando

PARTICÍPIO

Amaldiçoado

Nenhum comentário:

Postar um comentário