sábado, 11 de fevereiro de 2012

AMAR

“O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”.

Jo. 15:12

INDICATIVO

PRESENTE

Eu amo

Tu amas

Ele (você) ama

Nós amamos

Vós amais

Eles (vocês) amam

PRETÉRITO PERFEITO

Eu amei

Tu amaste

Ele (você) amou

Nós amamos

Vós amastes

Eles (vocês) amaram

PRETÉRITO IMPERFEITO

Eu amava

Tu amavas

Ele (você) amava

Nós amávamos

Vós amáveis

Eles (vocês) amavam

PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO

Eu amara

Tu amaras

Ele (você) amara

Nós amáramos

Vós amáreis

Eles (vocês) amaram

FUTURO DO PRESENTE

Eu amarei

Tu amarás

Ele (você) amará

Nós amaremos

Vós amareis

Eles (vocês) amarão

FUTURO DO PRETÉRITO

Eu amaria

Tu amarias

Ele (você) amarias

Nós amaríamos

Vós amaríeis

Eles (vocês) amariam

SUBJUNTIVO

PRESENTE

Que eu ame

Que tu ames

Que ele (você) ame

Que nós amemos

Que vós ameis

Que eles (vocês) amem

PRETÉRITO IMPERFEITO

Se eu amasse

Se tu amasses

Se ele (você) amasse

Se nós amássemos

Se vós amásseis

Se eles (vocês) amassem

FUTURO

Quando eu amar

Quando tu amares

Quando ele (você) amar

Quando nós amarmos

Quando vós amardes

Quando eles (vocês) amarem

IMPERATIVO

AFIRMATIVO

-

Ama tu

Ame você

Amemos nós

Amai vós

Amem vocês

NEGATIVO

-

Não ames tu

Não ame você

Não amemos nós

Não ameis vós

Não amem vocês

INFINITIVO IMPESSOAL

Amar eu

Amares tu

Amar ele (você)

Amarmos nós

Amardes vós

Amarem eles (vocês)

FORMAS NOMINAIS

INFINITIVO PESSOAL

Amar

GERÚNDIO

Amando

PARTICÍPIO

Amado

Nenhum comentário:

Postar um comentário